ENIGMAS

Sem nunca ter saído para a vida
Fiquei olhando pela vidraça
Sem ter provado o louco veneno
De quem rasga seu caminho na raça
Fiquei sendo feito de contemplações
Passivo no universo de minhas canções
Medito o Enigma e suas razões
Sem nunca ter saído para a vida.
          Nos lugares por onde andei
          nem saudades lá deixei
          Foi sempre a mesma sensação
         de um vazio esperançoso
         Foi sempre a mesma inquietação
         de um ímpeto preguiçoso.
                  Morrendo um pouco a cada dia
                  sem resolver os meus enigmas
                  vou desperdiçando a travessia
                  sem resolver os meus enigmas
                  vou ruminando a vã poesia
                  sem resolver os meus enigmas.
                          Estão branqueando os meus cabelos
                          o tempo em mim já deixou marcas
                          no entanto reflito o mesmo no espelho:
                          não vivi, não cresci, só sofri marcas.
                                  Fico surpreso ao me surpreender surpreso
                                  frente ao eremita que trago preso
                                  nas cavernas do inconsciente e aceso
                                  por esta chama que é uma chaga que não se apaga
                                  por este enigma sem Teorema pra decifrar
                                  É como um vampiro que na cidade vaga
                                  que embora sedento de vida, não quer se revelar.

(FE/1981)

Nenhum comentário:

Postar um comentário